O CARNAVAL DE PERNAMBUCO


O Carnaval de Pernambuco ainda faz jus ao título de melhor do mundo? Para os pernambucanos, sim, mas para os brasileiros de outros Estados, nem tanto. 
É verdade que tem o frevo, considerado patrimônio imaterial da humanidade, mais o maracatu, o côco e outras manifestações rítmicas típicas da região. É verdade que o povo ocupa as ruas sem distinção de qualquer gênero. Uns bebem batida de maracujá, outros pinga, outros uísque, e há quem prefira cerveja sem álcool, devido aos impedimentos de saúde. A regra porém é beber e cair no passo.
Os melhores cantores, as melhores orquestras, os melhores grupos folclóricos cantam em mais de 50 palcos montados em Olinda e Recife. Todo mundo irradia felicidade.
O que mais impressiona nesses dias é a alegria contagiante das pessoas. Não há praticamente uma rua que não disponha de um bar, uma barraca na calçada, uma kombi adaptada com os mais diversos tipos de aperitivo e tira-gosto, com um cardápio nordestino – linguiça, miúdos, jabá, macaxeira, salsicha, frango assado, frutas, etc. - a mais variada e às vezes indigesta oferta gastronômica.  Tanto as comidas como as bebidas quase nunca são da melhor qualidade. Se o folião não tem dinheiro, não seja por isso. Há sempre um folião solidário. Sem beber ninguém fica.
Neste Carnaval, por motivos econômicos, o Recife foi obrigado a encher os diversos palcos com artistas locais: Lenine, Alceu Valença, Lula Queiroga, Getúlio Cavalcanti, Claudionor Germano e seu filho, Antônio Nóbrega, entre outros, muitos outros.
Silvério Pessoa, como sempre, foi dos melhores e teve a gentileza de acolher a excelente Flaíra Ferro.
O palco do Marco Zero contou também com os encantos de Luiza Possi e Elba Ramalho, já tradicionais no carnaval pernambucano. A paraibana Elba é de casa e alguns de seus sucessos, como “Banho de Cheiro”, são do pernambucano Carlos Fernando.
O homenageado do ano foi o Maestro Forró, regente amalucado da Orquestra Bomba do Hemetério, que em meados do ano passado passou três meses na Europa exibindo sua excelente performance. Na abertura, ele regeu a orquestra e tocou trompete voando sobre o público em uma tirolesa.  
Na terça-feira ingrata um conjunto de 200 músicos saiu pelas ruas arrastando a multidão. Trata-se de iniciativa que se repete pelo 9º ano, por iniciativa do maestro Spok, homenageado no ano passado. Afinal, a Spok Orquestra de Frevo figura entre os melhores conjuntos do gênero.
A melhor sinfônica do mundo não toca frevo tão bem como a de Spok. O melhor Carnaval do mundo continua sendo o de Pernambuco, particularmente o de Olinda e Recife.


Comentários

  1. Meu amigo, publique essas belezuras no face. Seus conterrâneos certamente iriam amar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÕES DE ORIGEM

NOVAS EMOÇÕES

VIVA SÃO PAULO!