LIVRO 7, MEU RELICÁRIO

 

LIVRO 7, MEU RELICÁRIO

                                                                                                   

O excelente livro de Homero Fonseca sobre Tarcísio Pereira nos trás memoráveis lembranças. Algumas agradáveis, outras nem tanto.

Como se sabe, a Livro 7 foi a mais famosa livraria do Recife, movimentando os meios intelectuais do Nordeste durante muitos anos. Seu endereço era rua 7 de Abril, mas tinha uma saída lateral para a praça Adolfo Cirne, onde se localiza a imponente Faculdade de Direito. Era uma espécie de beco, que se transfomou para num bar.

Tarcísio Pereira, conforme explica o livro, sem nunca ter escrito um livro ou priduzido qualquer obra de arte transformou a livraria num monumento à cultura brasileira, através da promoção de tardes ou noites de autógrafos.

De Gilberto Freyre a Fernando Moraes, grandes escritores deram autógrafos na Livro 7, entre outros Paulo Cavalcanti,  Osman Lins, Raymundo Carrero, Gastão de Holanda, Marcelo Mário de Melo, etc. etc.

Mesmo morando em São Paulo desde 1964, pelo menos uma vez por ano eu desfrutava desses agradáveis momentos. De manhã, praia; de tarde, Livro 7. Recorria ao próprio Tarcísio para me enturmar com frequentadores como Antônio Falcão (irmão de Aluízio Falcão que um dia foi meu anfitrião em Paris), Gastão de Holanda, Gilvan Lemos, e muitos outros.

A pior recordação que a livraria me trás é o dia em que na praça ao lado, em frente à Faculdade de Direito, dois policiais me conduziram ao DOPS, onde dormiria no chão por 30 dias, em junho de 1964. Queriam que explicasse minha simpatia por Miguel Arraes de Alencar e o que teria ido fazer em Cuba em 1963, a convite do deputado Francisco Julião. Não seria turismo, diziam. Expliquei que se tratava de jornalismo. Curiosidade de jornalista. Me soltaram com a ordem de não sair do Recife, mas no dia seguinte fui a Caruaru e de lá segui como pau-de-arara para São Paulo, onde moro até hoje.

Anos depois, a Livro 7 viraria meu relicário.

SP 09/11/2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVAS EMOÇÕES

QUESTÕES DE ORIGEM

VIVA SÃO PAULO!