ANTÔNIO NÓBREGA CONQUISTA UNICAMP

  


Antônio Nóbrega é um artista que viveu 20 anos em sua terra, Recife e há 40 mora em São Paulo, onde instalou o Teatro Brincante, dedicado à divulgação e ensino de artes nordestinas, especialmente música e teatro. Sua biografia é conhecida.

Este ano foi contratado pelo Instituto das Artes da Unicamp para ministrar um curso sobre sua especialidade e ontem apresentou parte dos resultados de seu trabalho, em que os alunos cantam frevos e dançam ciranda. O espetáculo contou com o suporte da Big Band, formada por alunos de Música e Instrumentos, sob a regência de Paulo Tiné.

Como artista-residente, Antônio Nóbrega conquistou alunos e professores, dando-lhes uma noção do que é a música nordestina, com peculiaridades como maracatu e ciranda. Ao maestro Paulo Tiné coube a tarefa de entrosar a Big Band conforme as partituras, a partir de repertório selecionado por Nóbrega, que começou sua carreira como violinista da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro Santa Isabel.

Esse gênero de música já não é executado como antigamente, engolida pelos novos ritmos que surgem a cada ano. Mas permanece na lembrança dos mais velhos, que algum dia dançaram nos melhores clubes do Recife com orquestras conduzidas por Nelson Ferreira, Duda do Recife e Capiba, entre outros, e cantores que imortalizaram grandes sucessos como Claudionor Germano, Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Alceu Valença, Elba Ramalho e muitos outros.

Claudionor Germano, com mais de 90 anos, ainda se apresenta em ocasiões especiais, cantando o enorme repertório de frevos-canções em que se especializou.

A apresentação de Antônio Nóbrega no Instituto das Artes da Unicamp, encerrando alguns meses de atuação como artista-convidado, trouxe também esse sabor de saudade ao relembrar alguns sucessos da música típica de Pernambuco.

 

SP 25/08/2022



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVAS EMOÇÕES

QUESTÕES DE ORIGEM