O SACERDÓCIO DO PADRE EDWALDO






ELE SE ESPELHOU EM DOM HÉLDER CÂMARA PARA VIVER SEU SACERDÓCIO


A biografia do padre José Edwaldo Gomes, há 46 anos vigário da igreja de Casa Forte, bairro do Recife,é um importante documento sobre a vida de uma figura humana fora do comum, que dedicou sua vida ao sacerdócio. Nascido em Barra de Guabiraba, ele resistiu a todas as tentações do mundo para servir a Deus e ao catolicismo com alegria e entusiasmo, sem deixar-se influenciar pelo assédio de lindas beatas que o admiravam. Ele mesmo admite que teve de rezar muito para não cair em tentação e resolveu contar como foi difícil deixar numerosa família para aderir de corpo e alma às orações no Seminário de Olinda e ao longo sacerdócio.

Uma singularidade de sua atuação tem sido a defesa intransigente dos humildes, mesmo numa área de famílias abastadas. Daí sua atuação em favor das crianças pobres e seu desapego. Ainda hoje ele vive modestamente na Casa da Criança Marcelo Ânfora, na própria praça de Casa Forte, criada por Burle Max.
Além disso atuou corajosamente em favor dos perseguidos políticos nos tempos da ditadura (1964/1985), visitando presos no DOPS da rua da Aurora ou intercedendo em favor deles junto às autoridades. Em várias oportunidade teve de ser duro com os militares, tal Dom Hélder Câmara em Pernambuco e D. Paulo Evaristo Arns, em São Paulo.

No livro, o padre conta o caso de um jovem que poderia ter sido vítima dos abusos que ocorriam nos primeiros meses de 1964, caso ele não tivesse agido prontamente. Não só o acolheu em lugar seguro como ministrou seu casamento e promoveu sua lua de mel em Itamaracá, antes do exílio forçado no Sul do país.
Ao abrir seu coração para a jornalista Vera Ferraz, o padre Edwaldo revela sua luta para não envelhecer. Para tanto, conta que se inspira em Dom Hélder, cuja vida foi inteiramente voltada aos desígnios de Deus, sem prejuízo da luta pelos direitos humanos e em favor dos mais humildes.
Em plena atividade aos 85 anos, vem sendo objeto de justas homenagens por parte de seus paroquianos.

PS - O livro "Um Padre Nosso", editado com apoio da CEPE,  pode ser encomendado à Livraria Praça da Casa Forte através do telefone 081-30190259.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVAS EMOÇÕES

QUESTÕES DE ORIGEM