A PASSEATA DE CADA UM

O que está em pauta? O impedimento da presidente da República, o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, a despedida de Rogério Ceni do São Paulo Futebol Clube, a comemoração dos 80 anos de Adélia Prado e o sucesso estrondoso do guitarrista David Gilmour, ex-Pink Floyd - entre outras relevâncias.
E eu aqui debruçado sobre toneladas de medicamentos na tentativa de manter a forma. Há algum tempo me debruço também sobre equipamentos de Pilates. Ia escrevendo: inutilmente. Mas não devo ofender as lindas fisioterapeutas que acreditam piamente na possibilidade de recuperação dos pacientes através deste e de outros exercícios.
Ora, se há quem acredite em rezadeiras por que não dá uma chance ao Pilates, que mal não faz, ao contrário, sobretudo quando mãos lindas e generosas como as das profissionais nos colocam docemente contra a parede. Nesses casos, o que poderia parecer autoritário torna-se quase orgástico.

A rotina é tomar entre uma manchete e outra um comprimido e meio copo de água, como se isso trouxesse algum benefício. Deve trazer. Mas o que vem a seguir é a descrença. Não adianta bradar como os otimistas de plantão que algum dia as manchetes vão mudar. Vão mudar, sim, graças à criatividade dos brilhantes mancheteiros de plantão. A propósito, conheci e convivi com um deles, que se chamava Ronildo Maia Leite, da Última Hora/Nordeste. Era daqueles que perdia o amigo mas não a manchete. Chegou a ganhar Prêmio Esso. Fez alguns inimigos com o sarcasmo que marcava suas crônicas.
.
As próximas semanas serão marcadas pelas passeatas contra e a favor. Levada às últimas consequências, a Ética mandaria que o cidadão deveria decidir de que lado está. É seu dever e responsabilidade. E como ficam os formadores de opinião? Devem tentar convencer seus ouvintes e leitores para ficar de um lado ou apenas mostrar as diferentes facetas dos problemas em foco para que se possa tomar um partido? Nem Freud explica.

Já não precisamos ler o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Carnegie. Basta frequentar as redes sociais da internet. Em segundos você faz as duas coisas. Posicionando-se, corre o risco de receber manifestações de amor ou ódio, Fico com Pirandello, cujos pensamentos foram reduzidos a aforismos, um dos quais defende que cada um tem sua verdade.  Qual filósofo mambembe, ficaria com duas ou mais verdades. Ou mentiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÕES DE ORIGEM

NOVAS EMOÇÕES

VIVA SÃO PAULO!