50 TONS, DEPOIS DO CARNAVAL



Terminado o Carnaval, centenas de cinemas de todo o país apresentam o filme 50 Tons de Cinza, precedido de impressionante marketing. Após ler o livro (dois anos atrás) e assistir ao filme (ontem) leio as manifestações de Von Sosthen em sua página do Facebook e custo a “digerir” tanto sociologuês por trás de tanta sacanagem. Fico imaginando o papo entre comadres com cadeiras nas calçadas. Ainda existe? Um papo e tanto. Os entrevistados acharam o filme açucarado, em relação ao livro. Pornô elegante, atriz lindíssima... Como se nada mais houvesse para discutir ou comentar.

Uma das poucas vantagens de ficar em casa é ver os folguedos de forma mais abrangente pela televisão. Outra vantagem é dispor do controle remoto e alternar com a internet. Este ano, a novidade foi a TV Cultura, transmitindo ao vivo apresentações do Marco Zero de Pernambuco, mostrando que nem só de baianos e de cariocas vivem os folguedos. O Brasil viu e ouviu grandes orquestras populares tocando o autêntico frevo.

Paulistanos descobrem que é mais cômodo e mais barato brincar nas ruas. Invadem um bairro tranquilo, chamado Vila Madalena, entre Pinheiros e Sumaré, e transformam suas ruas em passarelas, bar, mictório, etc. Vários blocos se misturam, para alegria da juventude e dos restaurantes da região. Os moradores que se lixem. A prefeitura decide limitar o número de foliões e promete revistar todos os que se aproximam do quadrilátero liberal e libertino.

Alguns reclamam e alimentam polêmica em torno da escola de samba financiada por uma ditadura, ignorando que os desfiles do sambódromo carioca sempre foram sustentados pelo jogo do bicho. Hipocrisia.  O pessoal avisa que a corrupção na Petrobrás antecede o Governo do PT. Como se dizia antigamente, papel em branco aceita tudo. Microfone também. Viva a liberdade.   


O Carnaval acabou. Inicia-se, finalmente, o ano novo. Como diria o amigo Raimundo Carrero, sempre que lança novo livro, aguardo ansioso o lançamento de meu novo livro de crônicas, Memórias Escrachadas, editado pela CEPE. Será dia 18 de março no Museu do Estado de Pernambuco.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÕES DE ORIGEM

NOVAS EMOÇÕES

VIVA SÃO PAULO!